15/08/2009

EUCLIDES ETERNIZADO!

Recebo no meu e-mail, notícia de que será realizado no dia 15 próximo (15/09/2009), domingo, em Manaus um Recital com leitura dramática de textos alusivos à Guerra de Canudos e ao romance "Os Sertões", de Euclides da Cunha (* 1866 / + 1909), segundo o Dicionário Enciclopédico Brasileiro da Editora Globo, organizado sob a direção de ÁLVARO MAGALHÃES, 8ª Edição, Porto Alegre, 1963.

A notícia nos lembra que o lendário escritor morreu num domingo, 15 de agosto de 1909.

Fico sabendo que a homenagem é do Coral do Inpa e do Grupo Teatral Faz-de-conta, da Escola Municipal Albérico Antunes de Oliveira. “Os Sertões”. O evento acontecerá sábado, dia 15 de agosto, às 10h, na Livraria Valer (Rua Ramos Ferreira, 1195, Centro, Manaus).

A Literatura Brasileira seria menor sem OS SERTÕES, essa obra ímpar do extraordinário escritor, que teve morte trágica (assassinado), mas que permanece nas obras que deixou. Por oportuno, a Academia Brasileira de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico, instituições a que pertenceu devem homenageá-lo, evidentemente. A Rede Globo também, que exibiu já algum tempo um seriado sobre o escsritor. Por que não? Deveria ser exibido novamente. Fica a sugestão.

Um comentário:

  1. Caro poeta, conheça o site do projeto "100 Anos Sem Euclides" (UFRJ-UERJ), que também pretende dar um contributo importante à memória do escritor cantagalense no ano do centenário de sua morte. Atenciosamente,
    Anabelle Loivos (coordenadora do projeto).

    ResponderExcluir