MINAS
EM PRETO
E BRANCO
(COM A DEVIDA VÊNIA, LEMBRANDO
DRUMMOND)
EM PRETO
E BRANCO
(COM A DEVIDA VÊNIA, LEMBRANDO DRUMMOND)
Geraldo Reis / maio 2019
Se Minas não há mais, José,
e se a festa acabou
Resta a lembrança da parede que dói
como um deserto
mais do que o retrato.
Resta a maldição do retrato
em preto e branco
perseguindo o reboco.
em preto e branco
Resta a algaravia
pousada de madrigais,
no beiral abandonado.
Resta o muro que enferruja o subsolo.
Se Minas não há mais, José,
resta a lembrança
de um vitral que se desfaz
na garganta comovida dos
galos
entre as duas cores do retrato de hoje.
Minas não dá mais, José,
e agora?
Lembrada em preto e branco
mais do que o retrato
Minas é uma parede que dói.
6 comentários:
Mariana foi, é e sempre será a terra dos grandes escritores e poetas. Fico muito honrado em ser amigo de infância desses autênticos artistas e responsáveis por nos fazer lembrar sempre a importância de nossas raízes. Parabéns meu amigo Geraldo.
Minas é poesia universal nos quadros inesquecíveis de Elias Layon, Olga Tukof, Aloísio Moraes, todos guardados com destaque no meu álbum de infância marianense.
Não podemos esquecer do José Afonso Moraes que, apesar de pouco conhecido como pintor era excepcional.
Concordo... José Afonso foi meu colega no Dom Benevides e, naquele tempo fazia para mim, desenhos diversos que eram incríveis. Em geral, eram soldados romanos em luta. Desenhos feitos em folhas arrancadas de cadernos que não existem mais... Onde estarão? Pergunto pelos desenhos como se eu fosse Manuel Bandeira. (BH 28 Jun 2024).
Aloísio Morais, que fez o "desenho de fundo" do meu convite de casamento. Inesquecível e incomparável. De onde tirou tanto talento? Em que estrela estará? Em que céu? Tão novo e tão mestre... A ele meu respeito e minha gratidão. Estará para sempre no meu coração.
Meu Deus! Quanta gratidão e também, quanto respeito pela obra de Aloísio Morais. Ele desenho "matriz", o "fundo" que compôs o meu convite de casamento. Artista excepcional... Em que Céu, Estrela ou Firmamento ele estará? Mariana pode se orgulhar desse talentoso filho. Infelizmente esquecido.
Postar um comentário