02/12/2007

ELEGIA

Geraldo Reis


Mas eu que sempre te segui os passos / Sei que cruz infernal prendeu-te os braços/E o teu suspiro como foi profundo. (Cruz e Sousa, Últimos Sonetos, p. 18.)


Como quem pôde dormir na tua intimidade, e se acostumando

contigo não calcula, nem de longe, a falta que fazes

 

Como quem não teve paz porque te quis um dia

para querer-te depois o tempo todo e toda eternidade

 

Como quem se esgota sangrando e esconde

repetidos sobressaltos diante de teu porte

 

Como quem se disfarça na tua presença e rumina

a verde esperança, como dizem, de um dia pernoitar-te

 

Como quem não se revela aos deuses novos ainda vivos

nem aos deuses antigos que escaparam mortos

 

e esconde de ti, de si mesmo, de estranhos e dos íntimos,

essa dor que não cessa e que se multiplica

 

Como quem se dilacera com o natural comedimento de teu riso

e abomina o teu gesto de amor em direção a outrem

 

Como quem se inflama repleto de desejo

na vontade mil vezes reprimida de abraçar-te

 

e se mostra indiferente como se não te desejasse

e não se ferisse todo por dentro, e não sangrasse, e até

 

não se morresse diante dos que te possuíram toda

- e por inteiro, -  e te possuindo logo te olvidaram

 

Como quem reza para que acabe a festa,

levando os teus pares para o mundo das trevas

 

Como quem tenta ao piano acordes inéditos para despertar-te

agora que fazes a viagem-não, a infeliz viagem, indesejável e imprevista,

 

Como quem perde o entendimento de tudo, o entendimento

das coisas simples como o desabrochar dos dias, tão natural,

 

Dos gestos interrompidos, e das rosas que ontem colhias

e que hoje foram ao teu sepultamento,

r e p o u s o.

 

Repouso e tento crer na vida eterna

para na vida eterna encontrar-te

 

E ao encontrar-te, perder-me

nos inacessíveis abismos que não entregas à terra

 

E que haverão de salvar-me da colheita irreversível,

preservando-me do tempo e de toda enfermidade

 

e do pântano

e das trevas

e do efêmero.


Geraldo Reis – BH 29.10.2002

3 comentários:

Unknown disse...

oi titioooooooooooo!!
adorei o blog!
ddesculpe a demora da visita, mas ando um pouco antarantada com meus afazeres da faculdade, sabe como é? haha!
e só agora pude ver o seu convite em minha página de recados!
aqui estou, e digo mais, estarei por aqui sempre! frequentadora assídua da cultura e da expressão de criatividade criados por titio! beijos!
flávia camelo

Geraldo Reis Poeta disse...

Flavinha, estou comovido!!!! Creia.
Dibulgue o blog, estou em campanha. E como ninguém conhece o bloguinho do Tio Reds, estou contanto com "chegados". Apareça, e a casa estará em festa com a sua presença.

Geraldo Reis Poeta disse...

Flávia: Estou vendo que escrevi "contanto" quando deveria escrever "contando". De qualquer forma, no contexto, o termo ainda permite compreensão. Ainda bem. Essa "ELEGIA" é um poema que fiz com muita vontade. Sabe quando você não desiste do poema que veio maisou menos incompleto, e que precisa de ser levado, até porque é, sempre, um poema que insiste em não acabar? Pois essa ELEGIA é isso. Beijo do Tio Reds.

POESIA NA ESTANTE

  • 50 POEMAS (Antologia bilíngue: Português e Alemão) - Anderson Braga Horta / Tradução de Curt Meyr-Clason)
  • A CONTINGÊNCIA DO SER - Célio César Paduani
  • A INSÔNIA DOS GRILOS - Jorge Tufic
  • A RETÓRICA DO SILÊNCIO - Gilberto Mendonça Teles
  • A ROSA DO POVO - Carlos Drummond de Andrade
  • A SOLEIRA E O SÉCULO - Iacyr Anderson Freitas
  • A VACA E O HIPOGRIFO - Mário Quintana
  • AINDA O SOL - Gabriel Bicalho
  • ARTE DE ARMAR - Gilberto Mendonça Teles
  • ARTEFATOS DE AREIA - Francisco Carvalho
  • AS IMPUREZAS DO BRANCO - Carlos Drummond de Andrade
  • BARCA DOS SENTIDOS - Francisco Carvalho
  • BARULHOS - Ferreira Gullar
  • BAÚ DE ESPANTO - Mário Quintana
  • BICHO PAPEL - Régis Bonvicino
  • CADERNO H - Mário Quintana
  • CANTATA - Yeda Prates Bernis
  • CANTIGA DE ADORMECER TAMANDUÁ E ACORDAR UNS HOMENS - Pascoal Motta
  • CANTO E PALAVRA - Affonso Romano de Sant'Anna
  • CARAVELA - REDESCOBRIMENTOS - Gabriel Bicalho
  • CENTRAL POÉTICA - Lêdo Ivo
  • CONVERSA CLARA - Domingos Pelegrini Jr.
  • CORPO PORTÁTIL - Fernando Fiorese
  • CRIME NA FLORA - Ferreira Gullar
  • CRISTAL DO TEMPO & A COR DO INVISíVEL - Maria do Rosário Teles do invisível
  • DIÁRIO DO MUDO - Paulinho Assunção
  • DICIONÁRIO MÍNIMO - Fernando Fábio Fiorese Furtado
  • DUAS ÁGUAS - João Cabral de Melo Neto
  • ELEGIA DO PAÍS DAS GERAIS - Dantas Motta
  • ESTESIA (Triolés) - Napoleão Valadares
  • FANTASIA - Napoleão Valadares
  • FINIS TERRA - Lêdo Ivo
  • GUARDANAPOS PINTADOS COM VINHO - Jorge Tufic
  • HORA ABERTA - Gilberto Mendonça Teles
  • HORTA (Versos em Três Tempos) - Anderso de Araújo Horta - Maria Braga Horta e Anderson Braga Horta
  • INVENÇÃO DE ORFEU - Jorge de Lima
  • LAVRÁRIO - Márcio Almeida
  • LIRISMO RURAL (O Sereno do Cerrado) - Gilberto Mendonça Teles
  • MEL PERVERSO - Márcio Almeida
  • MELHORES POEMAS - Paulo Leminski
  • NARCISO - Marcus Accioly
  • O ESTRANHO CANTO DO PÁSSARO - Célio César Paduani
  • O ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA - Cecília Meirelles
  • O SONO PROVISÓRIO - Antônio Barreto
  • O TERRA A TERRA DA LINGUAGEM - Gilberto Mendonça Teles
  • OS MELHORES POEMAS DE FERREIRA GULLAR - Ferreira Gullar
  • PASTO DE PEDRA - Bueno de Rivera
  • PLURAL DE NUVENS - Gilberto Mendonça Teles
  • POEMA SUJO - Ferreira Gullar
  • POEMAS REUNIDOS - Gilberto Mendonça Teles
  • POEMAS REUNIDOS - João Cabral de Melo Neto
  • POESIA REUNIDA - Jorge Tufic
  • RETRATO DE MÃE - Jorge Tufic
  • SIGNO (Antologia Metapoética) - Anderson Braga Horta
  • VER DE BOI - Pascoal Motta
  • VESÂNIA - Márcio Almeida
  • VIANDANTE - Yeda Prates Bernis